Foto: Jn Guarucity – Pedro Simão
As pré-candidaturas de André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP) ao Senado Federal por São Paulo foram apresentadas oficialmente neste sábado, 20 de junho, durante um evento realizado no Espaço Inter, em Guarulhos. A cerimônia contou com a presença de importantes lideranças políticas, entre elas o senador Flávio Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado construiu toda a sua trajetória política no Partido Liberal, legenda à qual é filiado desde 2004. Natural de Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo, iniciou sua vida pública em 1992 como vereador do município, cargo para o qual foi eleito por dois mandatos consecutivos.
Ao longo de sua carreira, também exerceu a função de vice-prefeito de Guararema e comandou a Secretaria Municipal de Saúde, destacando-se por ações voltadas à reorganização da pasta. Formado em Análise de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, André do Prado é casado com Clarissa Johara do Prado e pai de Maria Victoria.
Durante o encontro, também foi confirmada a pré-candidatura do deputado federal Guilherme Derrite ao Senado pelo Progressistas. Ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, Derrite deixou o comando da pasta no fim de 2025 para assumir a relatoria do projeto de lei antifacção na Câmara dos Deputados e intensificar sua atuação política com foco na disputa eleitoral de 2026.
Também marcaram presença no evento o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, o vice-prefeito Thiago Surfista e o presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, Fausto Miguel Martello. As autoridades municipais prestigiaram o lançamento das pré-candidaturas de André do Prado e Guilherme Derrite ao Senado Federal, reforçando o apoio político à iniciativa.
Os dois pré-candidatos buscarão uma das vagas que estarão em disputa para representar o Estado de São Paulo no Senado Federal nas próximas eleições.
