Dia internacional da Síndrome de DOWN
Criada pela Down Síndrome Internacional Down e comemorada desde 2.006, a data de 21 de março (21/3), representa a singularidade da triplicação do cromossomo 21 (trissomia) que causa esta ocorrência genética. A campanha deste ano, baseada no tema “não deixe ninguém para trás” é chamada de “razões para celebrar” e traz para a sociedade a clara mensagem de que é mais do que hora para dar a cada pessoa com Síndrome de Down a oportunidade de usufruir dos mesmos direitos de todos os outros – somente quando isso acontecer, pessoas com Síndrome de Down ou outras deficiências, realmente terão “razões para celebrar”.
É importante destacar que aSíndrome de Down não é uma doença, e sim, uma condiçãoinerente à pessoa, portanto, não se deve falar em tratamento ou cura, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança. Pessoas com Síndrome de Down comumente estão mais vulneráveis a uma maior incidência de cardiopatias e problemas respiratórios, cuja intensidade varia imensamente de pessoa para pessoa. Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual – o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa.
Muitos vivem a vida sem se preocupar com qualquer tipo de limitação ou preconceito. Pessoas que emocionam ao falar em amor e compreensão, se soltam fácil com quem sorri junto com elas.
O verdadeiro sentido da vida, para qualquer ser humano, não seria o mesmo sem esses valores.
Marcio Nakashima
Deputado Estadual