Não é de hoje que profissionais de saúde principalmente os médicos recomendam a prática de atividade física, nos sites da OMS Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde a uma ênfase para que a população passe a praticar alguma atividade física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).
Com a chegada pandemia e o isolamento social proposto pelos governantes principalmente nas grandes cidades e a adesão pelas empresas do sistema de trabalho na forma de home office o tele trabalho, ao que parece está despertando na população uma certa consciência quanto a adoção de melhores hábitos quanto a saúde pessoal. A justificativa de que a falta de tempo com a rotina apertada de trabalho, estudo, cuidados com a casa, faz com que muitas pessoas não façam nenhuma atividade física, isso está mudando, a pandemia e o isolamento social está provocando uma oportunidade para que se abandone de vez o sedentarismo.
A prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade, estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social ainda mais em tempos como o que estamos passando atualmente.
Para se ter uma ideia, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2018 apontou que um, a cada dois adultos não pratica o nível de atividade física recomendado pela OMS. Além disso, as pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas, como doenças do coração e diabetes, que as pessoas que realizam ao menos 30 minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana. Por isso, é fundamental planejar a rotina para praticar atividade física e alcançar uma melhor qualidade de vida. Para aqueles que ainda não conseguem reservar o tempo ideal, qualquer atividade, ainda que de curta duração, já é uma importante evolução e o início de um novo modo de se pensar a questão da saúde pessoal.
Com a prática de atividades físicas, você passará a ter mais disposição para realizar outras tarefas, se sentirá mais forte, com mais flexibilidade e capacidade funcional, pré-disposição em suas rotinas diárias, trabalho e estudos, estímulo para competição, perder peso, melhorando a autoestima e prazer, controle da pressão arterial, disciplina, resistência física, melhora na respiração e no coração, ajustando o condicionamento físico, entre muitos outros benefícios.
Em uma sondagem realizada por telefone pela consultoria L S & Associados, apontou que durante os dois primeiros meses do isolamento, as pessoas consultadas passaram a repensar seus hábitos quanto à prática de atividade física e sinalizaram terem a intenção de mudar de sedentárias convictas para pessoas ativas adquirindo novos hábitos do ponto de vista de atividade física para melhorarem a qualidade vida.
“Uma pessoa sedentária é aquela que passa muito tempo inativa, isto é, sem fazer exercícios físicos. Por mais que ela faça algumas atividades durante o dia, como se locomover e trabalhar, ela não dedica um período a praticar alguma modalidade esportiva ou treino em geral”. Nossa intenção com essa coluna é despertar!
Luiz Silva dos Santos Mtb 0088765/SP e Pedro S. Melo 0082456, jornalistas esportivos.