Relógios de rua em São Paulo alertam para medidas de prevenção contra o novo coronavírus — Foto: Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo -Por -G1 SP
Número de registros confirmados da doença no estado subiu 109% em relação ao balanço divulgado neste sábado (14). São Paulo tem ainda 1.125 casos suspeitos.
O número de casos do novo coronavírus confirmados no estado de São Paulo subiu para 136, de acordo com novo balanço do Ministério da Saúde divulgado neste domingo (15). O número mais que dobrou em relação ao balanço publicado no sábado (14): o aumento percentual foi de 109%.
Além dos confirmados, São Paulo também tem 1.125 casos suspeitos e 551 descartados. No balanço de sábado, eram 752 casos suspeitos e 545 descartados. O aumento no número de suspeitas da doença foi de 50%.
O total registrado em São Paulo corresponde a 68% do número de casos confirmados no país. O Brasil tem 200 confirmados, segundo o último balanço deste domingo.
Mais cedo, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde haviam anunciado 112 casos confirmados em São Paulo às 16h48 deste domingo (15). Depois, o número foi atualizado às 18h10 e foram informados 127 casos no estado. O balanço atual, com 136 casos em SP, foi divulgado às 19h15.
Os casos de SP estão majoritariamente na capital: 108 dos confirmados residem na capital, 1 em Santana do Parnaíba, 1 em Ferraz de Vasconcelos, 1 em Carapicuíba e 1 em São Bernardo do Campo, segundo o balanço das 16h48.
“Até o momento, não há óbitos que se enquadram no critério técnico da doença”, afirma a secretaria estadual da Saúde em boletim.
Apesar dos números oficiais divulgados pela pasta, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que, somente em suas dependências, foram 98 resultados positivos para a doença até a noite desta quinta-feira (12).
Até a sexta-feira (13), São Paulo registrava 56 casos no estado, segundo o Ministério da Saúde.
Medidas para conter a transmissão
O governo de São Paulo e a Prefeitura da capital paulista anunciaram na sexta-feira (13) que vão suspender gradualmente as aulas nas escolas estaduais e municipais a partir de segunda-feira (16). A suspensão total ocorre a partir do dia 23.
No ensino superior, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciaram que vão suspender as aulas a partir de terça-feira (17).
O Instituto Presbiteriano Mackenzie divulgou na tarde desta sexta-feira a suspensão das aulas em suas unidades em São Paulo após a confirmação de dois casos de coronavírus na universidade no campus da capital, no bairro de Higienópolis.
Outra medida adotada tanto na capital como em todo o estado foi o cancelamento de todos os eventos com mais de 500 pessoas por tempo indeterminado.