No Brasil tem crescido a participação de jovens na criminalidade de modo alarmante, isso tem gerado uma preocupação para tentar achar soluções que possa inibir esse crescimento. A maioria dos jovens que escolhem essa vida são de periferia e muitas vezes negros. A causa disso é o contexto social em que vivem muitas vezes favoráveis para que o jovem se envolva na criminalidade. Atualmente nesse meio o crime com maior incidência de participação de menores é o de tráfico de drogas, pela facilidade de ganhar dinheiro e os retornos que proporciona.
No entanto, além da problemática surgem algumas soluções como, por exemplo, a prática de esportes. Pensando nisso em alguns bairros da Cidade de Guarulhos tem se criado alguns projetos sócias com adolescente. No bairro do Carmela já existe essa atividade exercida pela Escola de Futebol Força Jovem, que atende que atende 60 jovens na faixa etária de 9 a 17 anos, com aulas realizadas na praça Esportiva Campo do Paulão, rua Serra Azul praça da amizade.
O técnico, Fabiano da Silva Santos (Cowboy) disse que na parte da manhã participa das aulas garotos 9 a 12 anos e a tarde 13 a 17 anos, Cowboy afirmou que todos os alunos conta com a supervisão de Raimundo Januário e Carlos Zem.