O Palmeiras entra em campo nesta quinta-feira, com uma missão desafiadora: reverter a desvantagem na casa do Corinthians para conquistar o tão sonhado tetracampeonato estadual. Se conseguir o feito, Abel Ferreira e quatro de seus comandados – Weverton, Marcos Rocha, Mayke e Gustavo Gómez – entrarão para a história como os maiores campeões do clube.
Diferente das últimas três finais, em que pôde decidir no Allianz Parque, o Verdão agora precisa superar o rival fora de casa. A equipe alviverde, no entanto, carrega boas lembranças da Neo Química Arena, onde já eliminou o Corinthians nos pênaltis na semifinal do Paulistão de 2015, após um empate eletrizante por 2 a 2 no tempo normal.
Do lado corintiano, o técnico Ramón Díaz ainda tem dúvidas na escalação, especialmente no meio de campo. Rodrigo Garro, que ficou fora do primeiro jogo da final, voltou a sentir dores no joelho e pode ceder espaço para Talles Magno ou Ángel Romero. Além disso, os convocados André Carrillo e José Martínez retornaram da Data Fifa sem ter participado dos últimos treinos com bola e podem ser substituídos por Alex Santana e Ryan.
Provável escalação do Corinthians:
Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, José Martínez (Ryan), André Carrillo (Alex Santana) e Rodrigo Garro (Talles Magno ou Ángel Romero); Memphis Depay e Yuri Alberto.
Já o Palmeiras lidou com desafios logísticos para contar com seus atletas convocados. Weverton, Estêvão, Richard Ríos, Emi Martínez, Piquerez e Facundo Torres foram chamados por suas seleções e retornaram em operação especial para estarem à disposição de Abel Ferreira. A semana também foi de expectativa pela recuperação de Maurício, que passou por cirurgia no ombro, além de Paulinho e Gómez, que evoluíram fisicamente, mas ainda são dúvidas. A tendência é que Marcos Rocha siga fora, abrindo espaço para Mayke no time titular.
Entre os convocados, Richard Ríos teve a jornada mais desgastante: após atuar por mais tempo que os demais, seu retorno atrasou devido a um incidente com a aeronave que o transportava, atingida por um raio. Se ele não tiver condições de iniciar a partida, Abel Ferreira pode optar por recuar Raphael Veiga ou escalar Aníbal Moreno no meio de campo.
Provável escalação do Palmeiras:
Weverton; Mayke, Murilo, Micael e Piquerez; Richard Ríos, Emi Martínez e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.
Com a rivalidade à flor da pele e um título em jogo, o clássico promete emoções do início ao fim. Será que o Palmeiras conseguirá a virada histórica ou o Corinthians manterá a vantagem para erguer a taça diante de sua torcida?