Lincoln Chave/Agência Brasil-SP
No confronto entre o atual bicampeão nacional e o detentor dos últimos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, melhor para o primeiro. Neste domingo (30), o Flamengo derrotou o Palmeiras por 1 a 0 no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Diego Alves teve boa atuação em Flamengo x Palmeiras — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
A partida foi movimentada durante os 90 minutos, como era esperado no duelo entre as duas equipes mais caras do futebol brasileiro, segundo o site Transfermarkt. O Palmeiras, cujo elenco vale 145 milhões de euros (R$ 925,57 milhões, na cotação atual), teve mais chances no primeiro tempo. Aos 17 minutos, Luiz Adriano dominou livre na área, após cruzamento do também atacante Rony da direita, mas o arremate do camisa 10 desviou no pé do goleiro Diego Alves, saindo da trajetória do gol.
Aos 25, o Verdão assustou novamente, desta vez com o meia Raphael Veiga, em chute cruzado que o camisa 1 rubro-negro salvou com a ponta dos dedos. Onze minutos depois, o arqueiro flamenguista brilhou novamente, evitando o gol na finalização de Rony, da entrada da área. A melhor oportunidade dos anfitriões foi aos 45 minutos, em batida cruzada do atacante Pedro, dentro da área, que passou rente à trave direita defendida por Weverton. O centroavante foi escalado no lugar do titular Gabigol, com indisposição gástrica.
Elenco mais caro do Brasil, valendo quase 152 milhões de euros (R$ 967,65 milhões), o Flamengo teve mais iniciativa na etapa final. No primeiro minuto, o atacante Bruno Henrique foi lançado pelo meia Giorgian De Arrascaeta na cara de Weverton, mas arrematou por cima. Cinco minutos depois, o goleiro alviverde levou a melhor novamente contra Bruno Henrique, salvando um chute cruzado que ainda quicou no gramado. Aos 24, o camisa 21 palmeirense fez grande defesa em cabeçada do zagueiro Rodrigo Caio, na segunda trave.
Aos 29 minutos, enfim, a pressão rubro-negra deu resultado: Bruno Henrique disparou pela esquerda e cruzou para Pedro, de carrinho, mandar para as redes. O duelo continuou aberto, com as duas equipes buscando o gol, mas o placar não se alterou mais.
Bruno Henrique durante o jogo do Flamengo contra o Palmeiras — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Como teve o duelo contra o Grêmio, pela segunda rodada do Brasileiro, adiado devido aos jogadores convocados às seleções nacionais para as eliminatórias da Copa do Mundo, o Flamengo só retorna a campo pela Série A no dia 13 de junho (domingo), às 20h30 (horário de Brasília), no Maracanã, contra o América-MG. Três dias antes, o Rubro-Negro pega o Coritiba no Couto Pereira, na capital paranaense, às 21h30, pela terceira fase da Copa do Brasil.
O Palmeiras tem compromisso nesta quinta-feira (3), também pela terceira fase da Copa do Brasil, às 21h30, diante do CRB, no Rei Pelé, em Maceió. Em seguida, no domingo que vem (6), o Verdão atua pela segunda rodada do Brasileiro, contra a Chapecoense, no Allianz Parque, em São Paulo, às 18h15.
FLAMENGO 1 X 0 PALMEIRAS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ); Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS); Renda e público: portões fechados; Gols: Pedro, 29’/2ºT (1-0); Cartões amarelos: Rodrigo Caio e Vitinho(FLA); Viña, Patrick de Paula, Wesley (PAL)
FLAMENGO: Diego Alves; Isla, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Gerson, Diego (Hugo Moura, 41’/2ºT), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Michael, 40’/2ºT); Bruno Henrique e Pedro (Rodrigo Muniz, 46’/2ºT). Técnico: Rogério Ceni
PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Alan Empereur; Gabriel Menino, Felipe Melo (Danilo, 9’/2ºT), Patrick de Paula (Zé Raphael, 16’/2ºT) e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, 16’/2ºT) e Viña (Victor Luis, 30’/2ºT); Rony e Luiz Adriano (Wesley, 16’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira