Santos se complicou após derrota para o The Strongest (Foto: Divulgação/Santos FC)(Foto: Staff Images / CONMEBOL)
Derrotado na partida contra o The Strongest por 2 a 1, nesta terça-feira, na Bolívia, o Santos vive uma situação complicada para avançar de fase na Copa Libertadores. Com o resultado negativo na altitude, há um risco – mesmo que mínimo – do Peixe não se classificar nem para a Sul-Americana.
Para ter a confirmação exata do que precisará ser feito, o jogo entre Boca Juniors e Barcelona-EQU, na quinta-feira, é de extrema importância. Uma vitória do time do Barcelona garante o time do Equador na próxima fase, e abre espaço para os três outros clubes do grupo se classificarem, inclusive com decisão no saldo de gol.
E MAIS:
Alison é expulso após o jogo e é mais uma desfalque contra o Barcelona
Márcio Araújo evita criticar o sistema defensivo após revés
Jean Mota leva amarelo e desfalcará o Peixe em decisão no Equador
Para a classificação na Sul-Americana, o Santos ficaria de fora se perdesse para o Barcelona e o The Strongest também tirasse uma diferença de 7 gols do Santos, ou seja, precisaria vencer o Boca Juniors fora de casa por uma grande vantagem e torcer para o Santos ser goleado no Equador.
Veja as combinações de resultados:
Se o Boca Juniors vencer o Barcelona: Nesse caso, Barcelona-EQU e Boca Juniors ficariam na primeira colocação, ambos com nove pontos. Uma vitória por 1 gol de diferença deixaria o time equatoriano com saldo de quatro gols contra dois do time argentino. Nesse caso, o Peixe precisaria vencer o Barcelona por dois gols de diferença ou vencer por um gol desde que o Boca Juniors perca para o The Strongest, na Argentina.
Se Boca e Barcelona empatarem: Nesse caso, o time equatoriano já estaria classificado, com 10 pontos. O Santos precisaria vencer o Barcelona e torcer para o Boca Juniors não vencer o The Strongest na Argentina.
Se o Barcelona vencer o Boca Juniors: Com esse resultado, o Barcelona chegaria a 12 pontos e garantiria a primeira colocação do grupo. O Santos precisaria vencer o time equatoriano pela mesma diferença de gols de uma vitória do Boca Juniors diante do The Strongest para ficar com a vaga.
Felipe Jonatan comemora gol em The Strongest x Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Após o gol de Felipe, o Santos segue buscando o empate, mas tem muita dificuldade devido ao time desgastado fisicamente.
O Santos volta a campo pela Libertadores no dia 26 de maio, quarta-feira, às 21h, contra o Barcelona de Guyaquil, no Equador, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A estreia do Peixe no Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 29, sábado, às 19h, contra o Bahia, em Salvador.
FICHA TÉCNICA
THE STRONGEST (BOL) 2 x 1 SANTOS
Data: 18 de maio de 2021 (terça-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Estádio: Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Cartões amarelos: The Strongest: Castillo e Valverde. Santos: Jean Mota, Kaio Jorge, Copete e Pará
Cartão vermelho: The Strongest: Castillo
GOLS:
The Strongest: Reynoso e Willie, aos 15 e 22 minutos do 1T.
Santos: Felipe Jonatan, aos 19 minutos do 2T.
The Strongest: Daniel Vaca; Valverde, Gonzalo Castillo e Martelli; Torres, Gómez, Vaca e Sagredo (Bejarano); Reinoso, Willie (Arrascaita) e Blackburn (Sagredo)
Técnico: Gustavo Florentín
Santos: João Paulo, Pará (Madson), Kaiky (Copete), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Gabriel Pirani (Marcos Leonardo) e Jean Mota (Ivonei); Ângelo (Allanzinho), Lucas Braga e Kaio Jorge
Técnico: Fernando Diniz