Santos e Grêmio, avançam para a próxima fase da Libertadores

Soteldo cobra falta que terminou em gol do Santos (Foto: Staff Images/Conmebol)

O Santos avançou de fase na Copa Libertadores da América 2021. A equipe de Ariel Holan empatou com o Deportivo Lara na noite desta terça-feira, 16, na Venezuela, por 1 a 1. A partida de ida tinha terminado em 2 a 1 para a equipe santista, na Vila Belmiro, e o agregado terminou em 3 a 2. O resultado coloca o Santos na terceira fase da competição, no caminho do vencedor do duelo entre Universidad de Chile e San Lorenzo, que empataram em 1 a 1 o jogo de ida e decidem a vaga nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília). Se passar dessa fase, o time se classifica para a fase de grupos.

Sem Marinho e Kaio Jorge, que não viajaram para a Venezuela, o Santos não encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo e abriu o placar aos 37 minutos com Soteldo, que acertou um belo chute no ângulo do goleiro Curiel em cobrança de falta perfeita. O Deportivo tentou ser mais ofensivo na segunda etapa para buscar o resultado e empatou o jogo aos 17 minutos com Anzola. O jogo ficou mais morno nos minutos seguintes, mas voltou a esquentar aos 39 minutos quando Darwin Gómez chutou cruzado e obrigou João Paulo a fazer uma defesa com os pés. Aos 41, Pará ainda tentou um chute no cantinho, mas a bola passou rente à trave.

Grêmio

O Grêmio venceu o Ayacucho de virada por 2 a 1 na noite desta terça-feira em Quito, no Equador, e confirmou a classificação à terceira fase da Libertadores. Capitão de um time recheado de garotos, Bruno Cortez elogiou os companheiros após o jogo e salientou um recado na preleção.

Bruno Cortez levou a braçadeira de capitão no Equador — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Com a vantagem de ter vencido por 6 a 1 na Arena, a situação tricolor era confortável mesmo numa altitude de 2,8 mil metros. Por isso, a equipe correu poucos riscos. Saiu atrás no placar, mas manteve a postura e chegou à virada no fim. Aos 34 anos, Cortez mandou um recado para a gurizada antes do confronto.

– A única coisa que passei para eles é que não viemos aqui para passear, viemos para buscar a classificação, independente do resultado em Porto Alegre. Sabíamos que seria um jogo difícil. Então, toda garotada entrou determinada e focada para um grande jogo – contou o lateral em entrevista coletiva.

Classificado, o Grêmio enfrentará o Independiente Del Valle na terceira fase. Os jogos ocorrerão na primeira quinzena de abril. Na sexta-feira, volta a atuar pelo Gauchão. O duelo será contra o Aimoré, às 20h, na Arena.