Fiocruz diz que Vacina de Oxford estará pronta para distribuição neste sábado 23 de janeiro

As doses foram enviadas em um voo comercial da companhia aérea Emirates. A previsão é que a carga chegue ao Rio de Janeiro no fim da tarde dessa sexta-feira (22).

Remessa de vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca sendo transportadas da Índia para o BrasilFoto: CNN Brasil

O voo primeiro pousará no aeroporto internacional de Guarulhos, e em seguida a carga será embarcada em outro avião que segue para o aeroporto internacional do Galeão.

Segundo fontes do governo brasileiro ouvidas pela CNN, devem participar da recepção o chanceler Ernesto Araújo, os ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Fábio Faria (Comunicações) e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Remessa de vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca sendo transportadas da Índia para o BrasilFoto: CNN Brasil (*Com informações da Reuters e da Agência Brasil)

A previsão é que as vacinas cheguem ao Brasil por volta das 17 horas de sexta-feira (22), em um voo da companhia Emirates que pousará no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De lá, o carregamento seguirá em avião da Azul para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Em razão dos horários, o governo federal ainda estaria decidindo se fará o evento de recepção em Guarulhos ou no Galeão, onde a previsão é de que as doses só cheguem por volta das 22 horas de sexta-feira.

A Fiocruz informou, na noite desta quinta-feira (21/1), que os dois milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca importados da índia estarão prontos para distribuição no próximo sábado (23/1), à tarde. Caberá ao Ministério da Saúde realizar a distribuição, o que deve ocorrer entre sábado e domingo, segundo a Fiocruz.