Devemos ter muito cuidado com essa pandemia
Luiz Silva dos Santos MTb Mtb 0088765/SP e Pedro S. Melo 0082456
Um começo de tarde como outro qualquer do mês de abril, que presenciamos na cidade de São Paulo, com a temperatura chegando aos 29º e com um sol brilhando, não tem como resistir, apesar do decreto governamental, enfatizando que o período de isolamento será prorrogado até o dia dez de maio, a maior cidade do país segue o seu legado de não parar e com isso os paulistanos estão à solta pelas ruas e avenidas da cidade. São pessoas caminhando diariamente, corredores de rua se condicionando e ciclistas traçando caminhos pelas ciclovias, acompanhados por entregadores do comércio delivery, enfim cidadãos que não conseguem por algum motivo ficar em isolamento, na cidade que não para.
Foto: Luiz Silva dos Santos 0088765/SP sábado, 18 de abril de 2020
Com tudo seremos obrigados a adotar o isolamento social para que a pandemia não se alastre ainda mais, como enfatizado pela Dra Maria Carolina dos Santos pediatra, que coloca de uma maneira bem didática a importância do isolamento social a ser seguido: O novo coronavírus trata-se de um vírus com alto poder de transmissibilidade. Sua transmissão ocorre através de gotículas respiratórias eliminadas pela tosse, espirros e até mesmo pela fala. Ao ficarmos em ambientes com muitas pessoas, esta transmissão ocorre mais facilmente, infectando um maior número de indivíduos e cada infectado pode contaminar até seis outras pessoas. O quadro pode ser leve, mas uma porcentagem relativamente alta pode necessitar de internação, devido à piora respiratória e em muitos casos há necessidade de leitos em unidade de terapia intensiva.
A questão é, se todas estas pessoas ficarem doentes ao mesmo tempo, o sistema de saúde não tem condições de atender a todos, como ocorreu em outros países e já vem ocorrendo em outros estados aqui no Brasil, como no Amazonas. Com o isolamento social, evitamos ou minimizamos a transmissão do vírus, consequentemente menos pessoas ficarão doentes, ao mesmo tempo. Isto é o que vem sendo falado quanto ao achatamento da curva, ou seja, não há um pico, o que permite que o sistema de saúde se aparelhe melhor com equipamentos de proteção, ventiladores, leitos de UTI criando condições mais adequadas para o atendimento destes pacientes.
Assim, apesar do dia ensolarado que nos convida a sair, encontrar outras pessoas e de se ter a falsa impressão de que não é tão grave assim, precisamos ter muita cautela. Apesar dos dias bonitos de céu azul e um sol de se apreciar, neste “momento, o isolamento social é a única forma que temos para combater este vírus”. #FiqueemCasa
.