Por G1 Santos
04/02/2020 07h13
Advogada Virgínia Tavares Ferraz Ramos, de 38 anos, no casamento com o ex-candidato a Governador do Estado de São Paulo, Cláudio Fernando Aguiar — Foto: Arquivo Pessoal
A advogada Virgínia Tavares Ferraz Ramos, de 38 anos, esposa do ex-candidato a Governador do Estado de São Paulo nas eleições de 2018, Cláudio Fernando Aguiar, o Prof. Cláudio Fernando (PMN), morreu após levar dois tiros em uma tentativa de assalto quando chegava ao trabalho em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Segundo apurado pelo G1, o crime aconteceu no início da noite de segunda-feira (3). A esposa do político estava chegando no trabalho de carro, quando, segundo a Polícia Militar, entre a Avenida Miguel Alonso Gonzales e a travessa da Avenida dos Caiçaras, foi abordada por criminosos armados, que anunciaram o assalto.
De acordo com testemunhas, ela teria se assustado e acelerado o veículo em direção aos bandidos, que atiraram na vítima. Dois disparos acertaram Virgínia, um, na cabeça e outro no pescoço. Eles fugiram sem levar nada.
Testemunhas acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestou socorro e a encaminhou ao Hospital Santo Amaro, onde precisou ser encaminhada a uma cirurgia de emergência devido ao estado grave em que se encontrava.
O Hospital Santo Amaro divulgou uma nota informando o falecimento de Virgínia durante o procedimento cirúrgico, após ter sofrido três paradas cardiorrespiratórias.
Ainda segundo apurado pelo G1, um suspeito de ter participado do crime foi capturado pela Polícia Militar ainda na segunda-feira e, com ele, foi apreendida uma pistola. Outros dois envolvidos ainda não foram localizados.
Nas redes sociais, o ex-candidato chegou a descrever e lamentar o crime. Por volta das 21h, ele também fez um apelo pedindo doação de sangue para a esposa, antes de ter a notícia que ela veio a óbito poucas horas depois do post.
Em nota, a família de Virgínia explica que ela estava chegando no comércio que gerencia, uma loja de esmaltes no bairro Santa Rosa, quando foi surpreendida pelos bandidos. A família lamenta que “a violência urbana tenha levado deste mundo mais uma grande mulher, mãe de família e esposa dedicada”. O velório e o enterro de Virgínia devem acontecer nesta terça-feira.
Candidato
O Prof. Cláudio Fernando concorreu ao cargo de Governador do Estado de São Paulo nas eleições que elegeram João Dória (PSDB), em 2018. Na ocasião, o candidato teve 28.666 votos.
Além de empresário e professor universitário, Cláudio Fernando também atuou como secretário de Portos e Aeroportos em Santos e como secretário de Desenvolvimento Econômico em Guarujá.
Esposa do ex-candidato a Governo do Estado de SP, Prof. Cláudio Fernando, morreu após tentativa de assalto em Guarujá — Foto: Marcelo Brandt/G1