Metrô em Guarulhos, sonho ou realidade?

 

Foto de Marcio Nakashima

Nesta semana fomos surpreendidos com a notícia de que a retomada das obras da Linha 2-Verde do Metrô não contemplará Guarulhos.

No mapa dos sonhos, a linha estava prevista para chegar ao município em 2013. Agora, só vai até à estação Penha, na Zona Leste.

É inadmissível que um município vizinho da Capital, com mais de 1,3 milhão de habitantes ainda não tenha ligação metroviária. Hoje apenas a Linha 13-Jade da CPTM chega à porta do Aeroporto de Guarulhos, porém, sem uma ligação direta com a região central da capital paulista.
De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicado em 2010, o maior fluxo de passageiros do Brasil está justamente no eixo Guarulhos/São Paulo. O estudo já apontava naquele ano um total de 146,3 mil pessoas se deslocando regularmente entre às duas cidades. A grande maioria, 118,020 pessoas, saindo de Guarulhos para trabalhar ou estudar na capital e 28,310 fazendo o sentido contrário.
A promessa de levar Metrô para o município é antiga, mais que um sonho para a população, uma necessidade. Nosso mandato fará todos os esforços junto ao Governo do estado para tirá-la do papel.