Prefeito Bruno Covas está internado desde quarta-feira passada Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo
SÃO PAULO – Exame realizado na noite deste domingo confirmou que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas , tem um câncer na região do estômago com metástase no fígado e lesão no sistema linfático. A equipe médica que acompanha Covas informou nesta segunda-feira que ele iniciará já nesta semana o tratamento de quimioterapia.
Não há previsão alta para o prefeito até o fim desta semana. Ele ficará hospitalizado até que se cure do quadro de trombose.
Covas está internado no Hospital Sírio-Libanês desde quarta-feira passada quando teve diagnosticada uma erisipela. O quadro evoluiu para uma tromboembólica pulmonar e, então, foi descoberto o tumor maligno. O câncer está localizado na cárdia — nome dado à região de transição entre o esôfago inferior e o estômago.
O câncer foi descrito pelos médicos como um “achado de sorte”, uma vez que o prefeito não tinha sintomas da doença. A quimioterapia deverá durar de seis a oito semanas. Será uma sessão de 36 horas a cada duas semanas. Em princípio, ele será submetido a três sessões.
Silenciosamente, células do tumor cancerígeno migraram para o sistema linfático e o fígado, configurando metástase.
Não há previsão de cirurgias no momento. Covas também permanecerá no cargo e despachará com secretários do hospital ao longo desta semana.