São Paulo e Corinthians faram a final do campeonato paulista 2019

Pelo terceiro ano consecutivo, o Corinthians disputará a final do Campeonato Paulista e terá a chance de alcançar o tricampeonato estadual, um feito que o time não consegue há 80 anos.

Nesta segunda-feira (8), a equipe do Parque São Jorge superou o Santos nos pênaltis por 7 a 6 após perder por 1 a 0 no Pacaembu. Com isso, vai enfrentar o São Paulo na decisão da competição. A classificação veio após Victor Ferraz errar sua cobrança.

A última vez que os dois times se enfrentaram em uma final foi há 16 anos. Daquela vez, o Corinthians ficou com o título após duas vitórias por 3 a 2, ambas no Morumbi.

O estádio são-paulino será o palco do primeiro jogo da decisão deste ano, provavelmente no domingo (14). O jogo de volta da final, no Itaquerão, deverá acontecer no domingo seguinte, dia 21.

O Corinthians decide a final em casa por ter uma campanha melhor que o São Paulo.

Após vencer o Santos na ida, em Itaquera, por 2 a 1, os corintianos entraram em campo com o claro objetivo de se classificar com um empate. O Santos de Jorge Sampaoli, por sua vez, foi para o ataque. O time da Baixada Santista só não conseguiu uma vitória por uma diferença maior de gols –que lhe daria a classificação– porque encontrou o goleiro corintiano Cássio em uma noite inspirada.

O gol santista só saiu aos 41 min do segundo tempo, em cabeceio de Gustavo Henrique após cruzamento de Victor Ferraz.

Os corintianos reclamaram de pênalti, não marcado pelo juiz Raphael Claus. A análise do VAR (árbitro assistente de vídeo) corroborou a interpretação do juiz. A derrota significou o fim da invencibilidade corintiana em clássicos nesta temporada.