Eleitos no ano passado, os 94 deputados estaduais de São Paulo entre eles Marcio Nakashima tomam posse nesta sexta-feira às 15h com a primeira disputa de forças entre o PSL e o PSDB que poderá marcar toda esta legislatura.
O partido de Bolsonaro, o PSL fez 15 deputados e terá a maior bancada na Assembleia Legislativa. Já o PSDB, que elegeu 22 deputados em 2014 e liderava até então, viu a sua representatividade cair para 8 representantes.
Hoje também haverá eleição da Mesa Diretora, que comanda as atividades administrativas e parlamentares da Assembleia. Disputam o cargo o atual presidente, Cauê Macris (PSDB), e Janaina Paschoal (PSL).
A cerimônia está prevista para ter início às 15h no Plenário Juscelino Kubitschek, com a posse e o juramento dos parlamentares, após a leitura da mensagem do governador João Doria (PSDB).
Na sequência, os deputados elegem a Mesa Diretora da Casa, composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretários), eleitos em voto aberto.
A escolha desses dirigentes e de seus substitutos ocorre de dois em dois anos. Eles não podem ocupar os mesmos cargos em gestões sucessivas, ou seja, no mesmo mandato.
Nos bastidores, o deputado reeleito Cauê Macris, do PSDB, tenta manter o partido do governador no posto. Ele deve disputar o comando da Alesp com a deputada Janaína Paschoal (PSL), o deputado Daniel José (NOVO) e a deputada Mônica Seixas, da Bancada Ativista (PSOL).